Saraiva anuncia fechamento de 20 lojas pelo Brasil
Com o fechamento dos pontos, a marca passa a operar com 84 pontos físicos, além da venda online. "Obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional", justifica
Depois da Livraria Cultura dar entrada em pedido de recuperação judicial em meio à crise do mercado editorial, a rede Livraria Saraiva também tomou medidas para continuar operando neste período de crise. A franquia de livrarias espalhadas pelo Brasil anunciou o fechamento de 20 lojas. Após a decisão, a rede passará a dispor de 84 pontos físicos de vendas, além do e-commerce. Em Fortaleza, a marca tem duas lojas, localizadas no Iguatemi e no North Shopping.
Assim como a Cultura, que declarou estar focada em se adequar ao mercado digital, a Saraiva também detém número expressivo nas vendas realizadas pela internet. Hoje, a venda virtual representa quase 39% da empresa.
Em nota, a livraria justifica que fechamento de pontos ocorre para “obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional, dentro de uma estrutura mais enxuta e dinâmica”. “Além disso, a empresa focará seu negócio no mercado de livros, que representa a essência da companhia e é hoje a categoria mais vendida pela rede”, complementa.
Leia nota completa abaixo:
“A Saraiva informa que, ante os desafios econômicos e operacionais do mercado e indicadores que retratam uma mudança na dinâmica do varejo, tem tomado uma série de medidas voltadas para a evolução da operação e perenidade do negócio.
Em linha com sua estratégia, as iniciativas refletem um esforço da companhia em obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional, dentro de uma estrutura mais enxuta e dinâmica. Nesse sentido, as medidas adotadas pela companhia incluem o fechamento de algumas lojas. Com este movimento, a empresa dá continuidade ao seu plano de transformação, que inclui aberturas, reformas e fechamentos de unidades, a fim de manter sua operação saudável e cada vez mais multicanal. A empresa inaugurou neste ano quatro lojas dentro do novo conceito nas cidades de Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ) e Olinda (PE).
A empresa continua a investir em seu futuro e reforçará sua estratégia voltada para o digital, com uma operação, cada vez mais, omnichannel para atender seus clientes em todas as plataformas, e passa a contar com 84 lojas físicas e e-commerce. Este último, com crescimento significativo nos últimos anos, alcançando 38,4% do total de vendas da companhia no segundo trimestre de 2018. Esse resultado reflete o investimento na transformação do negócio, com ações interativas e a integração de novas soluções que trazem mais agilidade e consistência aos dados obtidos, melhorando a experiência em nosso canal e-commerce.
Além disso, a empresa focará seu negócio no mercado de livros, que representa a essência da companhia e é hoje a categoria mais vendida pela rede. Complementar ao universo de leitura continua a ofertar produtos de papelaria, games, filmes e música. Com isso, os itens de tecnologia, que incluem telefonia e informática, passarão a ser vendidos no modelo de negócio de marketplace próprio, que atualmente já opera integrado ao nosso e-commerce.
Dentro do marketplace conseguimos com uma curadoria ampliar o sortimento de produtos. Esta operação é parte da transformação digital da companhia, que vem agregar uma experiência ainda mais qualificada e inclui categorias de produtos complementares e em sinergia ao negócio, como smartphones, computadores, brinquedos, artigos de decoração, entre outros.
Somos uma empresa com 104 anos e uma das maiores redes varejistas de educação, cultura e entretenimento do país. Estamos presente em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, além da operação de e-commerce que cobre todo o território nacional. Somos participantes ativo da vida das pessoas, de crianças, jovens a adultos. Acreditamos na transformação por meio do acesso à cultura e educação e reforçamos a nossa crença de ter a leitura como um dos pilares essenciais para o desenvolvimento do Brasil.”
Redação O POVO Online
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